Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioamazonia.ibict.br/handle/1/470
Título: Tecnologia de bebidas alcoólicas fermentadas de frutos da Amazônia para a viabilidade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e desenvolvimento sustentável da Amazônia
Autor(es): Jerusa de Souza Andrade
metadata.dc.publisher.institution: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Cidade: Manaus
Estado: AM
Tipo: Econômica Tecnológica
Ano do Prêmio: 2006
Classificação: Sem Classificação
Palavras-chave: Bebida Alcoólica
Fermentado de Frutas
APLs
Descrição: : Introdução/justificativa – O vinho é uma das bebidas mais antigas. É praticamente comum em todas as civilizações antigas e modernas. O vinho é o produto da fermentação do suco de uva, cujos açúcares são transformados em álcool pela ação das leveduras. Dessa forma, é denominado de vinho o obtido de uva. Porém, de qualquer outro fruto é possível obter o “vinho” correspondente, e dessa forma, a palavra vinho é usada para descrever o processo, cujo resultado é a obtenção de um produto natural, fermentado, clarificado e maturado. Os vinhos elaborados com frutos são denominados de bebida alcoólica fermentada e o de maçã é denominado de sidra. A produção de bebidas alcoólicas fermentadas de frutos é feita em vários países, e, geralmente, em pequena escala (RANKINE, 1989; KOLB, 1999). Quanto ao conteúdo de açúcares, o vinho é classificado em seco, semi-seco e doce ou licoroso e, quanto ao conteúdo de álcool, situa- se na faixa de 8 a 14 graus, com média de 12 graus. Quanto à qualidade, os vinhos podem ser classificados em: vinhos ordinários, sem certificação do nível de qualidade; vinhos de qualidade, que cumprem uma série de normas estabelecidas e geralmente próprias de uma determinada região de origem; vinhos de qualidade superior, que além de ajustar às normas, contam com outros atributos especiais. Em razão da grande variedade de frutos e com “flavor” acentuado, os frutos tropicais são excelentes para a elaboração de bebidas alcoólicas fermentadas. Porém, a variabilidade quanto ao “flavor” e coloração dificulta a obtenção de bebida com características padronizadas. Como a elaboração dessas bebidas é feita em âmbito familiar, torna-se oneroso manter a assistência técnica, essencial para produzir bebidas com características padronizadas. Os frutos contêm açúcares, amido, pectinas, proteínas, gorduras, minerais, compostos fenólicos, pigmentos, vitaminas, ácidos, gomas, mucilagens, enzimas, etc. O açúcar é o componente mais importante para a fermentação alcoólica e, consequentemente, para a produção da bebida.
Aparece nas coleções:Econômica Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.