Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioamazonia.ibict.br/handle/1/462
Título: Desenvolvimento de uma unidade piloto na comunidade Guariba, município de Colniza, de produção de óleo, de biodiesel via transesterificação etílica, a partir de espécies oleaginosas do Estado de Mato Grosso – Projeto Biodiesel Guariba
Autor(es): Evandro Luiz Dall’Oglio
metadata.dc.publisher.institution: Universidade Federal Mato Grosso
Estado: MT
Tipo: Econômica Tecnológica
Ano do Prêmio: 2006
Classificação: Sem Classificação
Palavras-chave: Óleo
Biodiesel
Descrição: O Projeto Biodiesel Guariba – O Projeto Biodiesel Guariba tem como objetivo principal a promoção do empoderamento da comunidade por meio da autonomia de geração energética em Guariba. O projeto é pioneiro no Brasil, por associar aspectos tecnológicos, sociais e ambientais em ações integradas, visando à inclusão social de uma comunidade geograficamente isolada. O projeto é financiado com Recursos do Programa Luz para Todos, por meio da Eletronorte, sendo já visíveis algumas de suas consequências de grande impacto, como: a instalação de rede de energia elétrica para a comunidade pela CEMAT; o treinamento de professores em sala de aula e de alunos pela equipe de educação ambiental do projeto; a análise de mais de três mil amostras de solo, e a realização de mais de quatrocentas entrevistas, ajudando os produtores rurais a identificarem as oleaginosas que podem ser mais adequadas para o plantio e a colheita em suas propriedades; a identificação, pela equipe de economia, uma grande quantidade de problemas socioeconómicos, os quais deram origem a subprojetos transversais integrados para a captação recursos para a saúde, a educação, a habitação, a comunicação, o transporte (no caso da saúde e educação, com resultados concretos). Um grande galpão está em reforma e uma área conexa com a geração de energia está consolidada; a usina-piloto para a produção de biodiesel está no local, instalada e testada. Brevemente, ter-se-á a movimentação de toda a cadeia produtiva do biodiesel, cujas atividades serão realizadas por pessoas da comunidade, capacitadas pela equipe do projeto. A comunidade terá participação direta na gestão das atividades por meio da cooperativa que está sendo criada. Diversas parcerias foram realizadas em razão deste projeto, conforme já mencionado. Por último, mas não menos importante, este projeto contribui para a redução da dependência do País na importação de óleo diesel, contribuindo, também, para a redução do efeito estufa por meio da disseminação do uso (e do desenvolvimento de novas tecnologias de produção) de combustíveis renováveis.
Aparece nas coleções:Econômica Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.