Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioamazonia.ibict.br/handle/1/357
Título: Aproveitamento de resíduos de despolpamento de frutos regionais na elaboração de ingredientes para ração de peixes
Autor(es): Filho, Manoel Pereira
metadata.dc.publisher.institution: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa
Cidade: Manaus
Estado: AM
Tipo: Econômica Tecnológica
Ano do Prêmio: 2005
Classificação: Sem Classificação
Palavras-chave: Despolpamento
Frutos Regionais
Ração
Descrição: Realizar análises bromatológicas em resíduos de despolpamento de frutos regionais (cupuaçu, camu-camu, araçá-boi, cubiu, açaí, buriti, taperebá, jenipapo), e frutos introduzidos na região (abacaxi, acerola, caju, goiaba, graviola, manga e maracujá), e tortas de extração de óleo de sementes de cupuaçu e de maracujá. Para esse objetivo, a meta é conhecer a composição bromatológica (umidade, proteína, gordura, minerais, fibra bruta, energia, composição em aminoácidos e em ácidos graxos) de 15 resíduos do despolpamento de frutos, bem como de três tipos de sementes após a extração de óleo. Todas as fontes de resíduos serão processadas para análise, as de maior teor de umidade serão liofilizadas e depois, junto as que são naturalmente secas serão trituradas para tornar possível as analises bromatológicas. Será elaborado um relatório descrevendo os resultados dessa fase, que servirá de base para a meta seguinte. Pretende-se também avaliar, baseado em análises bromatológicas e ensaios de digestibilidade in vitro, o potencial de uso como ingredientes de ração, de cada item estudado. Os resíduos previamente analisados serão classificados segundo suas composições, como potenciais substitutos de fontes tradicionais de energia ou de proteína em rações animais. Estes serão submetidos a testes de digestibilidade in vitro, com uso de enzimas digestivas exógenas. Será feita uma classificação das fontes de resíduos, segundo seu potencial aproveitamento pelos peixes. Além disso, visa-se a elaborar rações destinadas à alimentação de tambaqui, para testar os subprodutos mais promissores dentre os itens analisados. Os resíduos cuja composição bromatológica e teste de digestibilidade in vitro o apontem como potencial ingrediente de rações serão testados como substitutos de ingredientes tradicionais, por meio do crescimento em peso e comprimento de juvenis de tambaqui.
Aparece nas coleções:Econômica Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.