Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioamazonia.ibict.br/handle/1/189
Título: Compre um Peixe Salve uma Árvore – Salvaguardando a Sustentabilidade da Pescaria de Peixes Ornamentais Amazônicos
Autor(es): Chao,Ning Labbish
metadata.dc.publisher.institution: Universidade Federal do Amazonas
Cidade: Manaus
Estado: AM
Tipo: Ambiental
Ano do Prêmio: 2006
Classificação: Sem classificação
Descrição: Peixe ornamental é um dos poucos recursos oriundos do extrativismo ainda viável no interior da Amazônia. Principalmente pela abundância das espécies, rápida renovação dos estoques e pela grande área de planície inundável da região. Por mais de cinco décadas a exportação de peixes ornamentais do rio Negro se manteve em torno de 20 milhões de unidades, gerando mais de 60-80% de renda para ribeirinhos e sustentando as comunidades rurais da bacia do rio Negro, Amazonas. No entanto, ultimamente, as exportações de peixes ornamentais estão reduzindo drasticamente por problemas de infraestrutura de transporte para escoamento do produto, legislação nacional burocrata e restritiva, bem como uma regulamentação sanitária internacional mais exigente. O quadro tem se agravado com a reprodução dos peixes amazônicos no exterior, principalmente em países asiáticos. A fim de reduzir mais danos na estrutura social e cultural das comunidades ribeirinhas, é indispensável desenvolver uma nova estratégia de mercado para o desenvolvimento de uma política pública no âmbito da globalização para manter esta atividade extrativista. A meta geral da pesquisa é de aplicar as informações científicas e socioeconómicas para desenvolver estratégia de incrementar de diversificar o aproveitamento do recursos peixes ornamentais e ambiente do rio Negro, tanto no mercado internacional como o rendimento de ribeirinhos.
Aparece nas coleções:Ambiental

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.