Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioamazonia.ibict.br/handle/1/180
Título: Biodigestores, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Geração de Energia a Partir do Biogás: Como Meio de Sustentabilidade Econômica Para Região
Autor(es): Filha,Maria Auxiliadora Ferreira dos Santos
metadata.dc.publisher.institution: Centro Universitário Luterano de Manaus /ULBRA
Cidade: Manaus
Estado: AM
Tipo: Ambiental
Ano do Prêmio: 2006
Classificação: Sem classificação
Descrição: O projeto tem como proposta oferecer para o Estado e comunidade locais uma outra fonte de energia alternativa, somar conhecimento técnico e cientifico para capacitação do sistema de geração de energia a partir do biogás, utilizando recursos que não são usados. Incentivando assim o empreendedorismo com responsabilidade social, por intermédio da reutilização da biomassa (efluente domestico), contribuir com a diminuição dos impactos ambientais a partir da construção de biodigestores e do resíduo gerado torna-lo comercial como biofertilizantes natural. Gerar emprego através da manutenção e funcionamento dos biodigestores com contribuição para a melhoria da qualidade de vida. Biogás é uma mistura gasosa, combustível constituída essencialmente por metano (CH4) e dióxido de carbono (C02) resultante da decomposição da matéria orgânica em meio anaeróbio por bactérias denominadas metanogênicas. Podendo ser usado na queima direta de aquecedores, fogões e caldeiras, além do que, com sua conversão permite a produção de energia elétrica e térmica, como combustível tem alto poder calorífico, que não produz gases tóxicos em altas quantidades durante a sua queima. É uma ótima alternativa para o aproveitamento do lixo orgânico e na sua obtenção, deixa como resíduo um lodo que é um excelente biofertilizantes. Um dos sistemas de obtenção do biogás dos mais conhecidos é o biodigestor, que é indicado para geração de crédito de carbono. Os biodigestores são alternativas viáveis para empresas que pretendem criar mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) com intenção de vender crédito de carbono no mercado internacional. A produção do biogás é possível a partir de diversos resíduos orgânicos, como estercos animais, Iodos de esgoto, lixo doméstico, resíduos agrícolas, efluentes industriais e dejetos humanos. O modelo usado para o projeto é o biodigestor Chinês com uma cúpula fixa de alvenaria, uma câmara cilíndrica para fermentação com o teto em forma de abóbora, onde o gás fica retido. Para o funcionamento do biodigestor será utilizado, efluente doméstico (dejetos humanos) com alimentação de sistema contínuo. Visto que a matéria-prima não tem finalidade econômica e social podendo ser usado para gerar combustível ecologicamente correto e de fonte renovável, diferente do gás natural. E o mais interessante a ressaltar: o resíduo do biogás (biofertilizante) é um substituto vantajoso dos adubos e defensivos industriais. Uma alternativa diferenciada e viável econômica para o estado, que não tem uma finalidade para seu resíduo humano, no qual pode diminuir significativamente os impactos ambientais, colaborar com o saneamento básico em vez da construção de estações de tratamentos de esgotos. O sistema pode ser também construído em comum ao recebimento dos dejetos da estação, retirando do processo apenas o tratamento do efluente.
Aparece nas coleções:Ambiental

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.