Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioamazonia.ibict.br/handle/1/176
Título: Recuperação e Proteção das Nascentes e Áreas que Margeiam o Igarapé Caranã
Autor(es): Macedo,Luciana Surita da Motta
metadata.dc.publisher.institution: Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas/ Prefeitura Municipal de Boa Vista, RR.
Cidade: Boa Vista
Estado: RR
Tipo: Ambiental
Ano do Prêmio: 2006
Classificação: Sem classificação
Descrição: O município de Boa Vista apresenta uma das maiores taxas de crescimento do Brasil, tendo quadruplicado nas últimas duas décadas, passando de 51.662 habitantes em 1980, a 200.383 em 2000. O crescimento populacional acelerado e sem planejamento está entre as principais causas de impactos ambientais. Em Boa Vista, onde a riqueza hídrica é um aspecto relevante, tais impactos concentram-se intensamente sobre este recurso natural. Com base nesta realidade, o presente projeto visa recuperar Áreas de Preservação Permanente degradadas, e reduzir os impactos causados em um dos principais Igarapés da cidade: o Igarapé Caranã. Para alcançar este objetivo, será construído um viveiro florestal no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima com capacidade para 150 mil mudas, que irá constituir um importante centro de produção de mudas de espécies nativas para o Estado de Roraima. O projeto contará também com um laboratório para tratamento e armazenamento de sementes, a ser reformado e equipado para suprimento das necessidades do viveiro florestal. Entre as principais atividades do projeto estão o plantio em Áreas de Preservação Permanente degradadas; campanha de limpeza do Igarapé com participação da comunidade; monitoramento da qualidade e quantidade de água; proteção de nascentes; educação ambiental informal em escolas e creches; mapeamento das áreas a serem trabalhadas com criação de um banco de dados em ambiente SIG; e ampla divulgação dos resultados e produtos do projeto. Com a realização de tais atividades espera-se principalmente promover a melhoria da qualidade e quantidade da água, o maior envolvimento da população e de instituições locais com a conservação dos recursos hídricos, bem como a recuperação de áreas degradadas. Como produtos finais serão disponibilizados Planos de Adequação Ambiental a proprietários selecionados dentro da microbacia hidrográfica do Igarapé Caranã, e o banco de dados ficará disponível em rede on-line como contribuição a projetos de recuperação de áreas degradadas em outras localidades do Brasil.
Aparece nas coleções:Ambiental

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.