Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioamazonia.ibict.br/handle/1/151
Título: Desenvolvimento de uma logística para recolhimento e coleta, via fluvial, de óleos lubrificantes usados, destinados ao rerrefino, no Estado do Amazonas
Autor(es): Júnior,Abelardo Rodrigues da Costa
metadata.dc.publisher.institution: Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa
Cidade: Manaus
Estado: AM
Tipo: Ambiental
Ano do Prêmio: 2006
Classificação: Sem classificação
Descrição: Desenvolvimento de uma proposta para a logística de recolhimento e coleta, utilizando o modal aquaviário, de óleo lubrificante usado, nos municípios do Estado do Amazonas, destinandos-os ao rerrefino. Partiu-se da hipótese de que não há serviço de coleta de óleos lubrificantes usados nos sessenta e um municípios do Estado do Amazonas, distribuídos, principalmente, ao longo dos rios Solimões, Negro, Amazonas, Madeira, Purus, Juruá e Jutaí, e que os principais geradores de óleos lubrificantes usados são as embarcações fluviais, os veículos automotores e os grupos geradores da Companhia Energética do Amazonas – CEAM. Não se considerou a geração de óleos provenientes de aplicações industriais, devido esse setor estar concentrado na cidade de Manaus. Os municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva não fizeram parte do escopo deste trabalho, posto que o transporte do óleo lubrificante usado para Manaus seria utilizando o modal rodoviário. Estimou-se o universo de geradores de óleo lubrificante usado, com base, dentre outros, no Relatório Final do Estudo de Transporte e Fluxo de Carga da Hidrovia do Rio Solimões (Manaus – Tefé), de dezembro de 2002, nas estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito, de dezembro de 2005 e no Relatório de Gestão da CEAM, exercício de 2004. Através dos relatórios da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, foram identificadas, no Estado do Amazonas, as empresas de navegação, autorizadas para o transporte a granel de petróleo, seus derivados e gás natural, por meio aquaviário; as empresas autorizadas a exercer a atividade de coletor de óleo lubrificante usado ou contaminado e as empresas autorizadas para a revenda a varejo de combustíveis automotivos em seu próprio estabelecimento.
Aparece nas coleções:Ambiental

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.